27 janeiro 2012

O Rei no Globo de Ouro

Globo de Ouro foi um programa da TV Globo que estreou em 1972, com a proposta de levar ao telespectador os maiores sucessos musicais do momento, e ficou no ar até 1990. Nos 18 anos em que foi exibido, contou com diversos formatos e apresentadores globais.

Em 1987, tendo Dennis Carvalho como diretor e Isabela Garcia e César Filho como apresentadores, o programa passou a mostrar, além da parada de sucessos, números musicais da preferência de cinco regiões brasileiras. Parte das músicas passou a ser gravada sem playback, ao vivo. O cenário – antes um palco – foi transformado numa arena, cercada de arquibancadas que deixavam a platéia bem próxima do artista.
 
Eu assisti a algumas dessas gravações no Teatro Fênix / RJ e essa foi uma muito especial, pois contava com o Rei Roberto Carlos, cantando seu sucesso “Do Fundo do meu Coração”... Uma brasa, mora!!






fotos por rosane medeiros®

19 janeiro 2012

Outros (Doces) Bárbaros Forever

Em 2002, a volta dos Doces Bárbaros foi anunciada com grande alarde. O grupo, formado em 1976 pelos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa – que lançou apenas um disco, um LP duplo, naquele mesmo ano – faria um show no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e outro na Praia de Copacabana, no Rio.

Em 1976, eu era muito nova... Mas em 07 de dezembro de 2002, eu tive oportunidade de ver o reencontro dos Doces Bárbaros - juntos e ao vivo, no Parque do Ibirapuera / SP!
Grande parte do repertório veio do disco original, combinado a sucessos da carreira dos 4.  Gilberto Gil apresentou Outros Bárbaros, música que ele compôs especialmente para o novo encontro, onde pergunta “Será que ainda temos o que fazer na cidade? / Resta um quê de ansiedade, apesar de ter sido um grande prazer para todos / Resta saber se queremos seguir querendo.”

O show terminou com os quatro cantando seu hino, Os Mais Doces Bárbaros, música que abria e encerrava o LP de 76, enquanto no telão eram exibidas imagens da época.
Junto com o bis, veio a chuva. E, mesmo o dilúvio que desabou sobre nossas cabeças no final, não fez o show menos mágico e inesquecível, como dá pra perceber pelas fotos!!







fotos por rosane medeiros®